06 de Maio de 2014 0 comentários
O cartão de visita é uma ferramenta de relacionamento básica na comunidade empresarial. Um cartão de visita que tem todas as informações-chave irá ajudá-lo a se destacar da multidão. Ele vai criar uma imagem positiva de sua marca e do seu negócio desde o primeiro contato. Mas a criação de um cartão com todas as informações necessárias sem criar confusão e ter uma aparência profissional pode ser muito difícil. Neste post você vai encontrar as 6 coisas mais importantes que seu cartão de visitas não pode deixar de ter.
Este é o tipo de dica que você pensa: “Haaaaa, mas disso aí todo mundo sabe”. Gostaria que você não estivesse enganado, mas realmente existem cartões de visita que suprimem esta informação vital. Um cartão de visita sem nome ou sem o cargo tem um destino certo, a lata de lixo. Além de trazer o seu nome como forma de apresentação pessoal, o cartão deve ter algumas informações sobre o que você faz. Esta informação deve ser incluída na linha de título. Esta linha pode incluir informações sobre o seu cargo na empresa, suas habilidades ou uma breve descrição dos serviços oferecidos pela empresa. Um cartão de visita sem uma boa linha de título pode se tornar outro pedaço de papel descartável.
Mas note o seguinte: Linha de título com informações sobre o seu negócio é completamente diferente de duas, três ou quatro linhas repletas de produtos e serviços. Você não pode transformar o seu cartão de visitas em um catálogo de produtos. Apenas a informação essencial deve estar alí.
Veja alguns exemplos de linha de título que contém o nome e o cargo bem distribuídos.
O cartão deve ter informações de contato para que as pessoas possam entrar em contato com você facilmente. Inclua todas as informações de contato, como números de telefone, celulares do escritório, email, site da empresa e as urls das págians sociais. Você pode usar perfis do LinkedIn ou Twitter e incluí-los no seu cartão de visitas. Estas informações podem variar de situação para situação, não inclua dados pessoais irrelevantes, como números de fax (alguém ainda se atreve a usar isso hoje em dia?).
Como todo mundo hoje em dia possui um smartphone, utilizar um código QR pode ser uma estratégia inteligente. Você pode utilizar os códigos QR modernos que armazenam vCards que podem ser facilmente importados pelos principais aplicativos de contatos dos aparelhos atuais. Pode também usar o QR apenas para direcionar o seu contato para o site da empresa, que é claro, deve ser otimizado para mobile. Você pode incluir basicamente qualquer informação em um código QR, desde uma frase, um link para uma rede social, número de telefone ou o endereço do prédio da empresa.
O endereço físico do seu escritório ou de uma caixa postal pode ser muito útil em um cartão de visita. Estes são necessários caso você precise receber correspondências ou gostaria que o seu cliente pudesse fazer uma visita ao seu escritório. No entanto, o endereço físico é desnecessário se o seu negócio funciona basicamente na internet. Use apenas se necessário.
Imprimir o logotipo do seu negócio no cartão de visita ajuda a estabelecer e fixar a sua identidade. Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao usar logotipos de forma constante em qualquer tipo de cartão ou impresso para evitar confusão. Empresas de pequeno porte ou profissionais autônomos que não possuem um logotipo podem usar imagens genéricas ou ilustrações personalizadas que mostrem o que a empresa faz. Nada de WordArts ou de tentar inventar um logotipo sem nenhum fundamento prático. Adereços gráficos simples ou caixas são úteis para separar blocos de informações.
Você pode adicionar o máximo de informações sobre você ou seu negócio no seu cartão de visita. Porém muita informação pode torná-lo confuso e bagunçado, além de deixá-lo com uma cara amadora. O espaço em branco (ou espaço vazio) é um dos conceitos básicos do design e é recurso que pode ser aplicado sem medo em seu cartão de visita. Alguns espaços em branco irão deixá-lo mais organizado e fazer com que as informações fiquem mais fáceis de ler. Você também pode usar este espaço em branco para fazer algumas anotações importantes para algum contato em potencial, como um celular pessoal para aqueles clientes especiais.
O cartão de visita é a sua carta na marga para conquistar os seus clientes. Com as dicas acima você já pode construí-los de maneira mais eficiente e conquistar a atenção de seus futuros parceiros de negócios.
Você pode ler o artigo completo em: Clube do Design
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024