26 de Setembro de 2022 0 comentários
Empreendedor tem que se preocupar com um verdadeiro universo de questões, todos os dias – produto, serviço, estoque, financeiro, relacionamento, colaboradores, dentre muitas outras. É tanta coisa que um dos itens mais importantes às vezes fica um pouco de lado: a identidade visual.
Neste artigo, vamos procurar ajudar você a conhecer melhor os principais aspectos desse lado mais comunicativo do negócio, com o intuito de poupar seu tempo e embasar as melhores decisões.
O que é identidade visual?
Identidade visual é o conjunto de elementos imagéticos que tem a função de representar uma marca, uma empresa ou até mesmo um tipo de produto ou serviço. Geralmente associamos a identidade visual de uma empresa ao seu logotipo, mas há muito mais do que isso!
Além da representação, esse conjunto de elementos mostram “quem” é a empresa, no sentido de expressar seus valores, ideais e visões sobre o mundo, as pessoas e o futuro.
Mas será que a parte visual tem mesmo todo esse poder? A resposta é sim! Um bom exemplo disso é a influência que as cores têm no psicológico das pessoas.
Quais são os benefícios de ter uma boa identidade visual?
A impressão que sua marca/empresa transmite por meio da identidade visual é geralmente muito forte e marcante, produzindo efeitos sobre o público. Vamos entender então quais são alguns dos benefícios práticos de se ter uma boa identidade visual?
Credibilidade e autoridade
Quando o público percebe uma identidade visual bem desenvolvida, tem imediatamente a ideia de que a empresa se importa com isso – e, por consequência, com a qualidade dos seus produtos, serviços e do atendimento. São fatores componentes da credibilidade e autoridade.
Reconhecimento de marca
Do que você lembra de primeira quando vê o grafismo de uma maçã faltando um pedaço lateral? A resposta é o resultado de décadas de trabalho visual em cima de um reconhecimento de marca que ganhou muita força por conta de sua identidade visual.
Diferenciação da concorrência
Alguns segmentos englobam empresas que parecem todas visualmente iguais. Marcas de macarrão, molho de tomate e restaurantes italianos usam e abusam do vermelho/verde e grafismos que lembram toalhas de mesa, sem diferenciação alguma. Use a identidade visual para quebrar essa lógica e descolar-se da concorrência!
Comunica uma mensagem e posiciona a empresa
Imagens geralmente valem mais do que palavras, pois têm o poder de facilmente comunicar mensagens e transmitir emoções. E, como bem sabemos, a emoção é o componente humano que está mais intimamente ligado aos processos de decisão de compra.
Conclusão
A identidade visual é tão importante para uma empresa que podemos dizer que é parte dela, como se fosse um patrimônio! Por isso, o conselho que oferecemos é: dedique-se a desenvolver uma boa identidade visual e cuide bem dela!
Via: Auremar Gráfica
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