02 de Fevereiro de 2022 0 comentários
Economizar tempo e ganhar agilidade para sobrar mais tempo! Esse ciclo é algo que todos buscam durante a sua vida profissional e em seus projetos.
Ter tempo para criar trabalhos pessoais ou produzir de forma mais rápida para atingir às expectativas do seu cliente e conseguir lidar com mais de um, é algo recorrente e que não tem uma fórmula exata sobre como conseguir.
Porém, existem alguns métodos e processos que podem ajudar você a ter essa otimização de tempo e, consequentemente, desenvolver habilidades para ser mais ágil.
- Entenda a diferença entre ser um “designer artista” e um “artista designer”
Muitas vezes construímos o nosso processo de acordo com o trabalho ideal que gostaríamos de oferecer.
Às vezes imergimos em diversas pesquisas, metodologias próprias, criações de boards visuais e muitos outros caminhos para entregar o melhor projeto.
Mas, é importante entender que, o seu tempo é dinheiro e que o cliente nem sempre espera por algo tão complexo assim.
Precisamos equilibrar o que seria “o melhor dos dois mundos”, onde você entende qual a expectativa e a demanda do seu cliente e o quanto ele está disposto a investir, sem deixar de lado a sua capacidade criativa mas considerando o tempo que vai ter para desenvolver.
Precisamos entender que fazer o trabalho de uma forma eficiente e realizar o trabalho de uma forma satisfatória podem ser duas coisas diferentes.
Avalie as suas opções. Entenda o que o seu cliente está esperando de você e, assim, você vai conseguir determinar um valor justo para corresponder às expectativas dele sem ultrapassar o seu tempo de trabalho estimado para o projeto.
- Você pode ser criativo e eficiente ao mesmo tempo.
Para economizar tempo: crie, antes de tudo, na sua cabeça!
Ter uma ideia do que você gostaria de aplicar nos seus projetos ajuda você a buscar caminhos e referências que facilitem na hora da execução.
Por exemplo: vamos considerar o tempo que você ganha enquanto está em uma reunião com o seu cliente. Receba o briefing e, ao mesmo tempo, deixe as ideias fluirem na sua cabeça —um processo que pode te ajudar a ganhar umas horinhas a mais.
Uma forma de conseguir trabalhar isso em você é sempre ter referências, mesmo que você não tenha um projeto para pensar e criar. Se alimentar de fontes criativas vão te deixar um passo à frente para iniciar os seus projetos.
E, dependendo do tipo profissional criativo que você é, rabisque tudo o que estiver pensando — mesmo as ideias mais malucas e sem sentido, isso pode te ajudar em algum momento ou de alguma forma que você nem espera.
- Considere o seu tempo de trabalho
Nem tudo você vai conseguir criar do zero, e dentro dos seus processos é sempre bom ter uma carta na manga.
O que seria essa carta na manga para econonizar tempo?
Usar sites gratuitos ou pagos para adquirir materiais gráficos, imagens, ajudam você a ganhar mais tempo dentro do projeto.
Por exemplo: sabemos que criar ícones do zero e com uma identidade exclusiva são super legais. Então, se a sua demanda permite que você faça isso, respeitando o seu tempo, o do cliente e se o valor do orçamento é correspondente, só vai!
Mas, se o seu projeto precisa ser entregue em um prazo apertado, você pode sim utilizar desses recursos para entregar um projeto com qualidade.
- Tenha um processo e recursos na manga
Ter um processo seu antes de iniciar qualquer projeto ajuda a otimizar tempo também.
Saiba onde buscar referências, quais materiais que podem dar suporte ao seu trabalho e quais ferramentas são essenciais na hora de cumprir o papel dentro do que foi pedido facilitam na hora de produzir.
Além disso, é importante receber do seu cliente um bom briefing.
Dessa forma, você evitará ruídos na hora de criar, evitará também excessos de alterações e irá conseguir entregar o projeto com tempo de sobra e de forma muito mais assertiva!
- Experiência
Uma das melhores maneiras de economizar tempo é a experiência. Quanto mais experiência você tem, mais confortável você desenvolve os os seus projetos.
A experiência, mesmo sendo ela um processo, também requer tempo.
Portanto, seja crítico com o seu trabalho principalmente no início da sua carreira.
Entenda onde você precisa melhorar e como pode ir agilizando os seus processos dentro do dia a dia para evitar frustrações.
Gostou? Conta pra gente quais são os seus métodos e processos criativos para ganhar tempo.
Via: Des1gnon
Como organizar e mediar o trabalho em grupo
18 de Novembro de 2024Foto de Gabriel Medina nas Olímpiadas vira caderno!
16 de Setembro de 2024Dicas para estudantes controlarem a ansiedade durante exames
23 de Setembro de 2024Qual caneta usar no Enem 2024? Veja regras e opções!
16 de Outubro de 2024