06 de Setembro de 2018 0 comentários
Quantas vezes você disse “bom dia” para um funcionário e não conseguiu se lembrar de seu nome ou função? Essa é uma situação comum, mas que poderia ter sido evitada se o crachá de funcionários fosse utilizado na empresa.
Em um primeiro momento, a falta do uso regular do crachá não parece ser um problema tão grave. No entanto, esse detalhe em formato quadrangular pode fazer toda a diferença no clima da empresa e na segurança dos colaboradores.
Confira neste artigo os 5 motivos pelos quais você deve implantar a cultura do crachá agora mesmo. Acompanhe!
Mesmo que o porteiro seja bem treinado e mantenha uma lista com nome e telefone para contato de cada pessoa que entra na empresa, sem um crachá fica difícil para quem está dentro dela distinguir um funcionário novo de um cliente. Além disso, um crachá para visitantes e colaboradores evitará o acesso de estranhos.
Vamos imaginar que um desconhecido chegue à portaria da sua empresa se identificando como um cliente. Como o porteiro poderá ter certeza disso? E se essa pessoa informar um nome de um cliente que realmente existe? Isso precisa ser levado em consideração para que o bem-estar de todos os funcionários seja preservado.
Atualmente é possível encontrar no mercado diversas opções de crachá que vêm com leitura de código de barras. Isso significa que você terá um mecanismo de controle mais seguro e econômico.
Um bom exemplo dessa economia é a redução da equipe de segurança. Com um sistema inteligente de monitoramento, você só precisará do porteiro para liberar os crachás para visitantes e fazer a conferência da identificação de prestadores de serviços e funcionários.
O uso constante do crachá demonstra para seus clientes a seriedade da empresa. Por exemplo: um cliente em potencial aparece na sua empresa de surpresa para ver como ela funciona no dia a dia. Qual a imagem que essa pessoa terá ao perceber que o crachá de funcionários é uma regra e não uma exceção?
Não basta manter o ambiente de trabalho limpo para passar uma boa impressão. O ideal é que a empresa viva o profissionalismo pelo qual quer ser reconhecida no mercado.
Existem algumas empresas que não exigem o uso do crachá para os funcionários do alto escalão. Apesar de parecer inofensiva, essa atitude passa uma mensagem muito perigosa: a de que somente os mais importantes estão livres do crachá. E isso pode minar a produtividade da equipe.
Vamos imaginar o seguinte: o presidente da empresa faz uma reunião com todos os funcionários e afirma que aquela é uma organização plural, onde todos são tratados igualmente. Como você acha que os colaboradores vão reagir sabendo que a obrigatoriedade do crachá não vale para todos? Eles vão se empenhar no trabalho ou vão fazer as coisas de qualquer jeito?
Se você já trabalhou com os cartões de ponto, então deve saber o quanto é trabalhoso somar manualmente as horas trabalhadas por funcionário. Agora, com o uso dos crachás eletrônicos e de um leitor específico você terá o registro correto e automático do expediente de todos os colaboradores reunidos em um único local.
Ou seja: você agiliza a parte operacional e tem mais tempo para aumentar a eficiência da gestão de recursos humanos.
Mais do que uma simples identificação, um crachá de funcionários, clientes e colaboradores terceirizados é a prova de que sua empresa preza pela segurança e pela harmonia no seu ambiente de trabalho.
Via: Seguridade
http://blog.seguridade.com.br/
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